CHUC investe 450 mil em equipamento de TAC e melhoria de espaços

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) substituiu o equipamento de Tomografia Axial Computorizada (TAC) existente no polo Hospital Geral “por um que permite aquisição simultânea de 128 cortes”, lê-se em comunicado.

Esta melhoria insere-se na estratégia de atualização tecnológica do Hospital Geral, juntamente com as obras de remodelação no Serviço de Imagem Médica. O investimento do equipamento de TAC e das obras do serviço orçou em mais de 270 mil euros.

“Refira-se ainda que durante todo este período foi mantida a atividade em todas as técnicas existentes, inclusive, na TAC” referiu o CHUC, em comunicado.

Covid-19: Separação de circuitos

Estas obras vieram não só simplificar o acesso às salas de exames com melhor identificação, como garantir a separação de circuitos de doentes infetados e não infetados.

O fácil acesso a doentes internados é particularmente crítico em contexto pandémico sobretudo numa altura em que este polo Hospitalar passou a ser referência para o tratamento de doentes infetados com Covid-19.

Esta aquisição deu seguimento à atualização tecnológica do sistema de ressonância magnética existente no Hospital Geral, efetuada no ano passado, o que conjugado com a modernização do respetivo sistema de refrigeração, otimizou a sua utilização, num investimento superior a 180 mil euros.