CHUC investe 4ME em requalificação de infraestruturas e equipamentos

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) realizou um conjunto de investimentos no polo do Hospital Geral ao nível da requalificação das infraestruturas e também na substituição de equipamentos, num total de investimento que ultrapassa os quatro milhões de euros.

Deste investimento total, um milhão de euros foi investido durante o período da pandemia (covid-19) para substituição de equipamento médico em diversas áreas, equipamentos para os blocos operatórios e unidade de cirurgia de ambulatório, otorrinolaringologia, centro de medicina do sono, imagiologia, entre outros.

O CHUC destacou o investimento feito na vertente de ambulatório, como a requalificação da área da Medicina Física e Reabilitação e a conclusão da obra da Unidade de Reabilitação Cardiorrespiratória, que entrará em funcionamento ainda este mês, financiada pelo Programa de Valorização e Integração do Percurso do Utente.

“Foi também possível criar as condições para a concentração da Unidade Funcional do Pé Diabético nas instalações do Hospital de Dia”, lê-se no comunicado.

Na vertente de internamento, encontra-se concluída a requalificação da antiga unidade de internamento de traumatologia, que a partir deste mês passará a acolher 18 camas de cirurgia geral.

“Também no dia 29 de agosto 2022 se deu início à obra de requalificação da unidade de internamento de Cardiologia e Unidade de Cuidados Intermédios Coronários”, referiu ainda o CHUC.

Encontra-se em fase de adjudicação a empreitada para a requalificação da unidade de internamento que albergou durante mais de 24 meses os doentes com SARS-Cov-2, que passará a ser uma unidade de internamento com 16 camas de Medicina Interna.

Ainda durante o mês de setembro vão iniciar-se outras empreitadas no âmbito da eficiência energética, como a colocação de painéis solares fotovoltaicos, substituição do sistema de aquecimento e arrefecimento de águas sanitárias e climatização bem como o sistema de gestão das instalações técnicas, assim como a última fase da substituição dos vãos envidraçados.