CHUA cria equipa de cuidados paliativos para crianças com doença terminal

  • 16 fevereiro 2023, quinta-feira
  • Gestão

A administração do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) criou uma primeira Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos Pediátricos, destinada a acompanhar crianças doentes em fase terminal e apoiar as suas famílias.

A decisão foi tomada pelo conselho de administração do centro hospitalar algarvio e serviu também para assinalar o Dia Internacional da Criança com Cancro, que se comemora a 15 de fevereiro, destacou o CHUA num comunicado.

Segundo o CHUA, a medida é um passo numa “luta de todas as crianças” para lhes “proporcionar o acesso global a estes cuidados” de acompanhamento quando se encontram numa fase terminal de doença.

A mesma fonte informou que a equipa vai ter um caráter “multidisciplinar” e funcionará em “dois polos”, um em Faro e outro em Portimão, onde se encontram duas das principais unidades geridas pelo CHUA, que tem também sob tutela o hospital de Lagos e os Serviços de Urgência Básica de Albufeira, Loulé e Vila Real de Santo António.

A equipa tem como principal missão “descentralizar os cuidados de saúde destas crianças com necessidades em cuidados paliativos”, proporcionando também esses cuidados aos doentes “no domicílio”, esclareceu o CHUA.

A presidente do conselho de administração do CHUA, Ana Varges Gomes, considerou que a equipa representa uma “mais-valia”, ao permitir “acompanhar os doentes, que estão infelizmente na fase terminal da sua doença, com dignidade, apoiando os pais, as famílias e as crianças”.

“A partir de agora vamos poder contar com esse apoio”, afirmou a presidente do conselho de administração do centro hospitalar algarvio, citada no comunicado

A pediatra Elsa Rocha, responsável pela criação da equipa, recordou que há “em Portugal oito mil crianças com necessidades de cuidados paliativos” e “só dez por cento é que têm acesso a esses cuidados”.

A mesma fonte frisou que “há cinco equipas no país” que fazem este trabalho e a criação de uma no Algarve dá às crianças da região “o mesmo direito que as outras” de beneficiar desta reposta na área dos cuidados paliativos pediátricos.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.