CHUA cria equipa de cuidados paliativos para crianças com doença terminal

• 16 fevereiro 2023, quinta-feira
  • Gestão

A administração do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) criou uma primeira Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos Pediátricos, destinada a acompanhar crianças doentes em fase terminal e apoiar as suas famílias.

A decisão foi tomada pelo conselho de administração do centro hospitalar algarvio e serviu também para assinalar o Dia Internacional da Criança com Cancro, que se comemora a 15 de fevereiro, destacou o CHUA num comunicado.

Segundo o CHUA, a medida é um passo numa “luta de todas as crianças” para lhes “proporcionar o acesso global a estes cuidados” de acompanhamento quando se encontram numa fase terminal de doença.

A mesma fonte informou que a equipa vai ter um caráter “multidisciplinar” e funcionará em “dois polos”, um em Faro e outro em Portimão, onde se encontram duas das principais unidades geridas pelo CHUA, que tem também sob tutela o hospital de Lagos e os Serviços de Urgência Básica de Albufeira, Loulé e Vila Real de Santo António.

A equipa tem como principal missão “descentralizar os cuidados de saúde destas crianças com necessidades em cuidados paliativos”, proporcionando também esses cuidados aos doentes “no domicílio”, esclareceu o CHUA.

A presidente do conselho de administração do CHUA, Ana Varges Gomes, considerou que a equipa representa uma “mais-valia”, ao permitir “acompanhar os doentes, que estão infelizmente na fase terminal da sua doença, com dignidade, apoiando os pais, as famílias e as crianças”.

“A partir de agora vamos poder contar com esse apoio”, afirmou a presidente do conselho de administração do centro hospitalar algarvio, citada no comunicado

A pediatra Elsa Rocha, responsável pela criação da equipa, recordou que há “em Portugal oito mil crianças com necessidades de cuidados paliativos” e “só dez por cento é que têm acesso a esses cuidados”.

A mesma fonte frisou que “há cinco equipas no país” que fazem este trabalho e a criação de uma no Algarve dá às crianças da região “o mesmo direito que as outras” de beneficiar desta reposta na área dos cuidados paliativos pediátricos.