CHUA assegura consultas de especialidade nos centros de saúde

O Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) começou a assegurar consultas de especialidade no Centro de Saúde de Aljezur, ao abrigo de um projeto de descentralização que vai abranger outros concelhos do distrito de Faro.

O projeto “Consultas Descentralizadas – CHUA +Proximidade” arrancou em Aljezur com a consulta de Pediatria, sendo que o centro hospitalar prevê alargar as consultas às especialidades de Medicina Interna, Ginecologia e Cirurgia Geral.

Segundo a presidente do Conselho de Administração, Ana Varges Gomes, o objetivo do projeto “é manter os cuidados médicos de especialidade mais perto das pessoas, evitando assim que tenham que se deslocar aos hospitais” do CHUA (Faro, Portimão e Lagos).

“A ideia é também integrar cuidados da Medicina Geral e Familiar com a da medicina hospitalar, em locais distantes dos hospitais e onde as pessoas têm mais dificuldades de deslocação” referiu, acrescentando que, depois da Pediatria, “vão seguir-se as outras especialidades, de acordo com um calendário que está elaborado, havendo um dia específico por mês para cada uma das especialidades médicas”.

A dirigente referiu que se pretende, ainda no mês de junho, estender a descentralização de consultas de especialidade ao Centro de Saúde de São Bartolomeu de Messines, em Silves, seguindo-se Albufeira e Tavira.