CHTMAD tem nova abordagem no tratamento da dor

A Unidade da Dor Crónica do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) introduziu novos procedimentos para o controlo “mais eficaz da dor” que permitem reduzir as doses e os efeitos laterais dos fármacos.

Em comunicado divulgado, o CHTMAD explicou que esta diferenciação nos cuidados de saúde, prestados nesta área hospitalar, “teve início em contexto de consulta, com a realização de procedimentos ecoguiados mais simples, designadamente ‘infiltrações’ e procedimentos com radiofrequência em nervos mais periféricos”.

O centro hospitalar salientou que a atividade em bloco operatório “permite realizar técnicas mais invasivas, nomeadamente a nível da coluna vertebral, com a assepsia e os cuidados imprescindíveis às boas práticas médicas”.

“A grande vantagem deste tipo de procedimento é o controlo mais eficaz e duradouro da dor, que permite reduzir as doses e os efeitos laterais de fármacos como a morfina e análogos”, afirmou a diretora do serviço de anestesiologia do CHTMAD, Catarina Sampaio, citada no comunicado.

A Unidade de Dor Crónica é uma valência funcional do serviço de anestesiologia do CHTMAD, que acompanha doentes com dor associada a múltiplas patologias, essencialmente do foro não oncológico.