CHTMAD implantou o mais pequeno pacemaker do mundo

• 09 dezembro 2022, sexta-feira

A Equipa de Arritmologia do Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) implantou, no dia 16 de novembro, o mais pequeno pacemaker do mundo, o Micra-AV leadless pacemaker, num doente com várias anomalias congénitas.

Em comunicado, o CHTMAD referiu que o dispositivo implantado é 93 por cento menor do que os pacemakers tradicionais.

“Trata-se de uma pequena cápsula, implantada diretamente no coração, mais propriamente no ventrículo direito, através de uma pequena incisão na pele. Esta nova intervenção não deixa a cicatriz da cirurgia convencional”, refere a nota.

Com uma tecnologia que permite a sincronia auriculoventricular (AV), o Micra-AV possui vários algoritmos adicionais de deteção auricular interna, que ao detetarem o movimento cardíaco, fazem com que o dispositivo ajuste a estimulação no ventrículo para coordenar com a aurícula, promovendo, desta forma, a sincronia AV.

Além disso, pelo facto de não ter elétrodos, este dispositivo é menos suscetível de complicações a longo prazo, nomeadamente infeções ou disfunção dos elétrodos.

De acordo com o cardiologista responsável pela Equipa de Arritmologia, Paulo Fontes, “este novo modelo permite alargar o espectro de doentes candidatos a implante”, uma vez que inclui os “doentes com alto risco de infeção e/ou sem acessos venosos para implante de um sistema de pacemaker convencional”.