CHTMAD diminuiu tempo de espera para início de tratamentos

O projeto Melhoria da Experiência do Utente (MEU), do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), diminuiu em 22 por cento os tempos de espera para o início de tratamentos em hospital de dia.

No seminário de apresentação dos resultados deste projeto, que decorreu na unidade hospitalar de Vila Real, a vogal do centro de gestão oncológico do CHTMAD, Helena Rodrigues, disse que se pretende “criar uma reorganização interna de trabalhos que permitem ao longo da atividade assistencial ir olhando continuamente e ir detetando desperdícios que, depois, se conseguem eliminar”.

Como exemplo da aplicação do projeto, Helena Rodrigues apontou a “diminuição do tempo de espera” e explicou que, no caso da oncologia, foi implementada uma consulta de enfermagem prévia, no dia anterior ao início dos tratamentos.

No âmbito deste projeto, o CHTMAD implementou práticas de reorganização de processos que proporcionam uma melhoria contínua no atendimento do utente, nos serviços de consulta externa e hospital de dia (oncologia e medicina), mas poderá estender-se a outras unidades do centro hospitalar.

As mudanças passam pela reorganização de processos, visando a eliminação de desperdícios através do armazenamento e gestão de stocks, da etiquetagem de prateleiras, do redesenho de circuitos, da normalização de registos e revisão de protocolos de tratamento.

As novas práticas resultam na melhoria do circuito do doente, pela antecipação em 30 minutos da hora de início de tratamentos, no reforço da sinalética existente para uma melhor orientação dentro das unidades hospitalares, mas também na disponibilização atempada de fármacos ou de dispositivos médicos para início de tratamentos.

Este processo implicou o envolvimento de todos os profissionais, através da criação de equipas multidisciplinares, compostas por médicos, enfermeiros, farmacêuticos, assistentes técnicos e operacionais, bem como a adoção de hábitos diários de controlo e avaliação.

Promovido pelo CHTMAD no âmbito de uma candidatura efetuada ao Sistema de Apoio à Modernização e Capacitação da Administração Pública, o projeto MEU conta com financiamento da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.