CHL abre Unidade Multidisciplinar de Pé Diabético

• 30 agosto 2022, terça-feira

A Unidade Multidisciplinar de Pé Diabético (UMPD) do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), uma valência dedicada ao tratamento e acompanhamento de utentes com pé diabético, entrou em funcionamento a 22 de agosto.

A nova unidade, integrada no Serviço de Medicina Interna do CHL, está instalada no setor 1 da Consulta Externa e representa um investimento superior a cem mil euros, tendo como objetivo a melhoria de tratamento e acompanhamento destes utentes.

A UMPD vai funcionar em regime de Hospital de Dia, dispondo de sessões com tratamentos médicos, de enfermagem e podologia, além da consulta de pé diabético.

O seu caráter multidisciplinar permitirá a articulação, na Consulta Externa, com as especialidades de Medicina Interna, Cirurgia Geral, Ortopedia, e Medicina Física e de Reabilitação, mas também com a Unidade de Hospitalização Domiciliária e com o Serviço Social.

De acordo com a coordenadora da UMPD, Diana Fernandes, a prevalência da Diabetes em Portugal é elevada e tem vindo a aumentar, sendo que o pé diabético é uma complicação da Diabetes com elevado impacto na qualidade de vida dos doentes.

“Como tal, o objetivo principal na abordagem dos doentes com pé diabético é evitar a amputação e as limitações a ela associadas”, referiu a responsável.

A coordenadora explicou que “o Hospital de Dia de pé diabético, integrado nesta unidade, irá funcionar de segunda a sexta-feira, assegurando diariamente avaliação médica e de enfermagem”.

A equipa contará com três médicos, cinco enfermeiros, um podologista e um assistente operacional.

O novo espaço que acolhe a UMPD conta com cinco gabinetes de consulta, uma área de trabalho em open space, sala de pensos com lava-pés, sala de reuniões, sala de limpos, sala de sujos e um armazém.

Por ano, estima-se que a nova unidade venha a realizar cerca de três mil sessões de Hospital de Dia e 1 300 consultas.

Entre os principais objetivos decorrentes da criação da UMPD, além da redução do número de amputações relacionadas com o pé diabético, pretende-se reduzir também o número e tempo dos internamentos com origem em úlceras do pé diabético.

A nova unidade irá contribuir igualmente para uma maior acessibilidade à consulta através da implementação da Via Verde do Pé Diabético, além da otimização da articulação com os cuidados de saúde primários e a formação continuada de profissionais de saúde nesta área, a par da promoção da literacia em saúde, junto do público em geral, relacionada com esta temática.