CHEDV obtém idoneidade formativa

• 11 fevereiro 2022, sexta-feira

O serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV) obteve a idoneidade formativa atribuída pelo Colégio da Especialidade de Pneumologia da Ordem dos Médicos.

Na sequência da visita de avaliação de idoneidade e capacidade formativa decorrida no passado mês de janeiro ao serviço de Pneumologia do CHEDV, o Colégio da Especialidade avaliou que, “pelos seus recursos humanos, dotação tecnológica e enquadramento na instituição”, merece da comissão a atribuição de idoneidade formativa para o internato de formação específica de Pneumologia.

O Colégio da Especialidade de Pneumologia da Ordem dos Médicos reconheceu a capacidade formativa tal como noutros hospitais do Grupo C com a realização de estágios internos nas áreas de medicina crítica e medicina interna e realização partilhada de estágios específicos com outros serviços externos.

O serviço de Pneumologia junta-se, assim, a outros serviços do CHEDV, como Anestesiologia, Ginecologia/Obstetrícia, Medicina Física e Reabilitação, Medicina Interna, Medicina Intensiva, Medicina Trabalho, Neurologia, Psiquiatria, Oftalmologia, Oncologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Patologia Clínica e Pediatria, que anualmente recebem internos para completarem a sua formação, encontrando-se integrado na Unidade de Gestão Médica.

Segundo o CHEVD, em 2020, saíram de internamento sob responsabilidade direta do serviço de Pneumologia, 214 doentes, desenvolvendo intensa atividade de apoio às enfermarias de Medicina para acompanhamento permanente de todos os doentes respiratórios e tendo realizado 10.500 consultas de pneumologia e mais de 3.700 exames incluindo estudos de sono.