Centro de Saúde de Mira vai ser requalificado por 1,8ME

Fotografia: Câmara Municipal de Mira

A candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência da Câmara Municipal de Mira para requalificar o centro de saúde da vila (Unidade de Cuidados de Saúde Primários de Mira), no valor de 1 822 398 euros, foi aprovada.

O Município de Mira “há muito tinha manifestado a preocupação com esta infraestrutura”, tendo mostrado disponibilidade para “assumir a obra e os eventuais custos” que os programas operacionais não salvaguardassem, afirmou a Câmara Municipal de Mira, numa nota de imprensa.

Após um trabalho entre a Administração Regional de Saúde do Centro e a Câmara, desenvolveu-se o projeto que visa intervir na Unidade de Cuidados de Saúde Primários de Mira.

As intervenções pretendem requalificar o edifício existente, no que respeita ao seu “comportamento energético”, assim como outras questões, com vista a melhorar a “qualidade da prestação de serviços de saúde”.

Para o presidente da edilidade mirense, Raul Almeida, trata-se de “uma excelente notícia”, já que a autarquia “tudo fez” para que a candidatura fosse aprovada e a obra se realizasse.

O autarca recordou que o Centro de Saúde da vila foi inaugurado há cerca de 35 anos e nunca sofreu qualquer obra de requalificação, pelo que esta intervenção se revela de “vital importância para aquela estrutura”.

“Estas obras são fundamentais, mas é necessário, também, colmatar a falta de médicos pois, como é sabido, houve várias saídas de profissionais que se reformaram e é preciso reforçar o corpo médico com urgência, pelo que estou já, junto das entidades responsáveis, a solicitar a máxima brevidade para resolver esta situação”, sublinhou, Raul Almeida, citado na mesma nota.

A Câmara Municipal de Mira deu ainda nota da necessidade de requalificação de todas as extensões de saúde do concelho (Carapelhos, Praia de Mira e Seixo), a fim de “melhorar estas infraestruturas mais descentralizadas e muito utilizadas pela população”.

A autarquia já identificou todas as necessidades de investimento, sobretudo ao nível da eficiência energética, acessibilidades e conforto dos utentes.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.