Centro de Doenças Lisossomais de Sobrecarga de Guimarães reconhecido

O Centro de Referência de Doenças Lisossomais de Sobrecarga do Hospital Senhora da Oliveira (HSOG), em Guimarães, é o maior centro de referência nacional nesta área, possuindo uma ampla equipa multidisciplinar de profissionais de saúde, que acompanha mais de 300 doentes com estas patologias raras, com especial destaque para a Doença de Fabry.

Na região de Guimarães está documentado um efeito fundador desta doença, o que torna o Hospital de Guimarães o maior centro de referência nacional e um dos maiores da Europa na área da doença de Fabry.

O Centro é também membro da Rede Europeia de Referenciação de Doenças Hereditárias do Metabolismo, prestando cuidados de saúde de excelência aos doentes com doenças lisossomais de sobrecarga e desenvolvendo investigação com impacto internacional nesta área.

Entre os trabalhos de investigação publicados e com reconhecimento internacional na doença de Fabry contam-se “a descrição do efeito fundador na região de Guimarães, o importante contributo para o conhecimento da história natural dos fenótipos tardios predominantemente cardíacos, o estudo da doença de Fabry e do Parkinsonismo, e a determinação da prevalência e dos preditores de doença de Fabry em doentes com Miocardiopatia Hipertrófica em Portugal através de um grande estudo multicêntrico nacional”, lê-se em comunicado divulgado pelo Serviço Nacional de Saúde.

A coordenadora deste centro, Olga Azevedo, foi recentemente eleita por unanimidade presidente da Comissão Coordenadora de Tratamento de Doenças Lisossomais de Sobrecarga em Portugal.

Esta comissão é a responsável pela avaliação dos pedidos de tratamento de doenças lisossomais e também pela monitorização de todos os doentes sob tratamento específico de doenças lisossomais em Portugal.