Centro de Informação Antivenenos realizou cerca de 70 consultas diárias em 2022

• 22 fevereiro 2023, quarta-feira

O Centro de Informação Antivenenos do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) realizou uma média de cerca de 70 consultas por dia em 2022, totalizando 25 167, a maioria motivada por medicamentos, principalmente antidepressivos e ansiolíticos, e produtos de limpeza como lixívias e detergentes.

Os dados foram divulgados pelo INEM, que lançou a campanha “Nem tudo o que parece é”, com o objetivo de alertar para a existência deste serviço especializado em intoxicações, acessível a qualquer pessoa através do número telefónico gratuito: 800 250 250.

Das 25 167 consultas realizadas no ano passado no Centro de Informação Antivenenos (CIAV), 24 034 (95,49 por cento) estavam relacionadas com situações de exposição a um potencial tóxico, referiu o INEM em comunicado, sublinhando que “cerca de 56 por cento desses casos resultaram de uma exposição não intencional e, como tal, evitável”.

Segundo os dados do CIAV, 8 419 consultas envolveram crianças, sendo que a maioria (58 por cento) tinham menos de cinco anos.

Já nos 15 159 casos referentes à população adulta, 63 por cento são mulheres, registando-se um maior número de consultas na faixa etária entre os 20-29 anos, com 2 898 casos.

Os medicamentos continuam a ser a razão que mais motiva o contacto com o Centro de Informação Antivenenos, tendo totalizado 10 045 ocorrências envolvendo ansiolíticos (4 734), antidepressivos (3 074) e antipsicóticos (2 237).

As substâncias de abuso (1 796), incluindo álcool; os produtos de limpeza como lixívias (1 464) e detergentes (1 329); e os pesticidas (1 304), representam 83 por cento dos casos envolvendo outros produtos e que determinaram o recurso ao centro, segundo do dados do “Boletim CIAV – Estatísticas 2022”.

No momento do contacto com o centro, 53,85 por cento (12 942) dos utentes apresentavam sintomas, tendo sido possível resolver a situação através das indicações do CIAV em 42,88 por cento (10 306) das situações, sem necessidade de envio de meios de emergência médica ou recurso a uma unidade de Saúde.

Os dados referentes a 2022 indicam que a maioria dos contactos recebidos no CIAV são transferidos através do Centro de Orientação de Doentes Urgentes do INEM (7 193), após contacto via 112.

Seguem-se as chamadas efetuadas diretamente para o 800 250 250, oriundas de Unidades Hospitalares (6 597) e de utentes que ligam do domicílio (5 406).

O INEM salientou que a campanha “Nem tudo o que parece é” visa sensibilizar a população para a existência do CIAV, um centro médico especializado de consulta telefónica na área das intoxicações que funciona ininterruptamente e que também dá resposta a situações de intoxicação em animais.

Na consulta estão médicos com formação específica na área da toxicologia, que prestam apoio ao público em geral e a profissionais de saúde em situações relacionadas com a exposição a tóxicos, medidas de prevenção ou qualquer informação na área da toxicologia.

A campanha agora divulgada integra o “Projeto CIAV – Centro de Informação Antivenenos” que teve como objetivo o desenvolvimento de uma Plataforma de Notificação de Produtos no CIAV e a ligação ao Portal Europeu de submissão de produtos da European Chemical Agency.

“Trata-se de um projeto cofinanciado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, no montante de 746 607,16 euros, dos quais 425 192,78 euros são provenientes do Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional”, referiu o INEM.