Cardiologia Pediátrica da ULS da Guarda realiza exames à distância

  • 25 fevereiro 2022, sexta-feira
  • Gestão

O Departamento de Saúde da Criança e da Mulher da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda deu início à telemedicina na área da Cardiologia Pediátrica com a realização de ecografias cardíacas.

O equipamento disponível permite realizar os exames à distância a crianças até aos 6 meses de idade. É de resto, de acordo com a ULS da Guarda, um processo dinâmico, que se alargará na área da Cardiologia Pediátrica a outros grupos etários e que em breve chegará a outras áreas da medicina pediátrica.

A telemedicina é uma ferramenta que permite encurtar distâncias entre a ULS da Guarda e o hospital de referência, neste caso o Hospital Pediátrico de Coimbra.

A telemedicina pediátrica é um segmento da telemedicina que ganhou mais espaço com a pandemia e que permite que o pediatra da ULS da Guarda faça o exame à criança enquanto outro especialista do hospital de referência avalia as imagens que lhe chegam. Toda a parte de diagnóstico, análise clínica e indicação de tratamento é apoiada de forma online e remota.

“Através deste sistema, as crianças recebem atendimento médico à distância, de uma forma mais segura mais cómoda e segura evitando-se assim muitas deslocações além de permitir uma melhor gestão de recursos”, referiu a ULS da Guarda em comunicado divulgado.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.