Bloco de Partos do HGO requalificado por 500 mil euros

As obras de requalificação do Bloco de Partos do Hospital Garcia de Orta (HGO) já começaram, e prevê-se que estejam concluídas na segunda quinzena de junho.

“Trata-se de uma medida estruturante, com vista à melhoria da qualidade, conforto e segurança para grávidas, recém-nascidos, acompanhantes e profissionais de saúde, contribuindo para a humanização dos cuidados prestados”, referiu o hospital em comunicado enviado à redação.

O Bloco de Partos passará a dispor apenas de boxes de partos individuais, garantindo um maior conforto e privacidade às parturientes e acompanhantes, e serão melhorados os circuitos neste espaço, com a criação de um segundo acesso ao Bloco, e reabilitação das atuais boxes.

A intervenção ao nível das infraestruturas, na ordem dos 120 mil euros, prevê, ainda, a criação de uma nova sala de reanimação, pintura dos espaços e substituição do pavimento.

“Esta intervenção no Bloco de Partos vai permitir ao HGO dar uma resposta assistencial de melhor qualidade às suas utentes, na área da obstetrícia, com as melhores tecnologias, e em linha com as melhores práticas clínicas. Uma resposta mais moderna, mais funcional, mais cómoda e mais humanizada”, afirmou a presidente do Conselho de Administração do HGO, Teresa Machado Luciano, destacando, igualmente, “a melhoria das condições para os profissionais de saúde”.

A requalificação das instalações prevê, também, renovação de equipamentos, num montante que ronda os 380 mil euros, financiado ao abrigo da candidatura apresentada no âmbito do Programa de Incentivo Financeiro à Qualificação dos Blocos de Parto do Serviço Nacional de Saúde, uma linha de financiamento específica para a atividade realizada nos blocos de partos.

Entre os equipamentos essenciais à prestação dos cuidados de saúde adquiridos destacam-se a mesa de reanimação de recém-nascidos, ecógrafo para obstetrícia, CTG, incubadora de transporte, camas e cadeiras/bancos de parto, berços, marquesas ginecológicas, bancos de anestesia, cadeirões de levante e cadeirões para acompanhantes, monitores multiparamétricos para grávidas e neonatais.

Até as obras estarem concluídas, o Bloco de Partos funcionará, provisoriamente, nas instalações da Urgência de Ginecologia e Obstetrícia e esta urgência terá um novo espaço, com um novo circuito, iniciando com a inscrição na Urgência Geral.

O HGO lamenta os incómodos causados pelas obras e apela às mulheres, no final da gravidez, que evitem deslocar-se à urgência e liguem para o SNS24 (808 24 24 24) ou, em casos emergentes, para o 112.