Laboratórios Basi recebem 20 milhões de euros para nova unidade de soluções parentéricas

O Banco Europeu de Investimento (BEI) vai conceder um empréstimo de 20 milhões de EUR à empresa Laboratórios Basi - Indústria Farmacêutica, S.A., para financiar o desenvolvimento de uma nova unidade de produção para o fabrico de produtos de uso medicinal, nomeadamente soluções parentéricas, no município de Mortágua, distrito de Viseu.

O contrato de empréstimo foi assinado por Román Escolano, Vice-Presidente do BEI, e Joaquim Chaves e Luís Pedro Simões, respetivamente diretor executivo e diretor financeiro da farmacêutica. O empréstimo tem o apoio do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE).

A Laboratórios Basi é uma empresa de média capitalização que se dedica ao desenvolvimento, fabrico e comercialização de medicamentos humanos e outros produtos farmacêuticos. Este empréstimo do BEI irá contribuir para a construção de uma nova unidade, que se prevê acelere o crescimento da empresa e fomente a sua internacionalização, através do aumento da sua capacidade de exportação. Em resultado disso, este investimento financiado pelo BEI contribuirá para a criação de emprego qualificado e para a coesão social, estimando-se que o projeto venha a criar 109 novos postos de trabalho no distrito de Viseu, uma região no interior de Portugal.     

Para Román Escolano, este projeto terá “um impacto social muito positivo”, além de ilustrar “o forte compromisso da UE de estimular a inovação em Portugal e a determinação do BEI em financiar investimentos em regiões abrangidas pelos programas de coesão”.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.