Barreiro Montijo com novos equipamentos

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo dispõe de novos equipamentos nos Serviços de Cardiologia, Anestesiologia, Gastrenterologia e Anatomia Patológica, adquiridos ao abrigo da candidatura ao Programa Lisboa 2020.

Trata-se de um programa operacional da União Europeia que permite adquirir novos equipamentos e substituir outros existentes, com o objetivo de melhorar a qualidade dos cuidados prestados aos utentes e as condições de trabalho dos profissionais de saúde.

Com este projeto, o CHBM aposta na modernização tecnológica de diagnóstico e terapêutica, procurando garantir inovação e diferenciação técnica.

Até ao momento foram adquiridos, e já se encontram a funcionar em pleno:

• um ecocardiógrafo;
  • um videoendoscópio e uma mesa de Anestesia;
  • um videoprocessador com processamento de cromoendoscopia virtual
  • um videocolonoscópio de Gastrenterologia;
  • um processador de tecidos e um micrótomo para exames de Anatomia Patológica.

Com o novo ecocardiógrafo foi possível melhorar a qualidade dos exames realizados, com consequente melhoria do diagnóstico e tratamento dos doentes. Além das modalidades básicas, este aparelho permite a realização de exames mais avançados, como análise semiautomática e automática anatómica; análise em 3D transtorácica e transesofágica; ecocardiografia tridimensional 3D em tempo real 4D; ecocardiografia de sobrecarga/stress; ecocardiografia de contraste.

No Bloco Operatório, a nova mesa de anestesia e o videoendoscópio têm uma maior sofisticação técnica, garantindo mais segurança para os doentes aí intervencionados. São equipamentos com maior diferenciação tecnológica, condição essencial para a condução do ato anestésico com a máxima segurança.

O videoprocessador e o videocolonoscópio de Gastrenterologia adquiridos disponibilizam uma inovação técnica na realização de exames do foro digestivo, com possibilidade de cromoendoscopia integrada, efetuando estes com maior qualidade e acuidade técnica.

No Serviço de Anatomia Patológica, o novo processador de tecidos e o novo micrótomo permitem maior rapidez e qualidade no tratamento das amostras, vital nos casos mais urgentes.