Barreiro Montijo cria Centro de Responsabilidade Integrado

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) criou o Centro de Responsabilidade Integrado de Gastroenterologia (CRI.GASTRO), com o objetivo de consolidar a atividade que tem vindo a ser realizada por esta especialidade, bem como promover o desenvolvimento da capacidade técnica e clínica da Unidade de Gastroenterologia.

Os Centros de Responsabilidade Integrados são novos modelos organizacionais da atividade assistencial, que visam valorizar uma área de especialidade em desenvolvimento crescente.

A criação do CRI.GASTRO prevê um aumento gradual da atividade a realizarm, bem como da capacidade instalada, no que diz respeito a recursos humanos e equipamentos, de modo a permitir o incremento da atividade de prestação de cuidados, em ambulatório ou em internamento, na área de atuação clínica da Gastroenterologia.

Com a criação deste Centro de Responsabilidade Integrado, e no âmbito do Plano de Ação assinado pela Unidade de Gastroenterologia, “no próximo triénio 2021-2023 estão previstas 15.800 consultas externas; 1.900 sessões de hospital de dia; 12.900 exames de gastroenterologia e 550 rastreios do cancro do colon e reto”, segundo a diretora do Conselho de Gestão do CRI.GASTRO, Catarina Lima Vieira.

O CRI.GASTRO iniciou a sua atividade no mês de janeiro e é constituído por uma equipa multidisciplinar, da qual fazem parte 26 elementos, entre médicos, enfermeiros, assistentes operacionais, assistentes técnicos e administrador hospitalar.