Barómetro: profissionais do SNS insatisfeitos com gestão das unidades de saúde

• 27 março 2023, segunda-feira

A Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), a direção executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS), a Ordem dos Psicólogos Portugueses e a EY, com apoio técnico dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), desenvolveram uma metodologia para medir a cultura organizacional das instituições do SNS.

O objetivo foi avaliar a cultura organizacional dos prestadores de cuidados de saúde que se encontra diretamente relacionada com a qualidade e a segurança dos cuidados prestados, sendo que variações na cultura organizacional entre prestadores, refletem diferenças de liderança, gestão e governação das instituições, lê-se em comunicado divulgado pela APAH.

Na primeira edição deste barómetro, concluiu-se que os trabalhadores se sentem integrados e apoiados, quer pelas suas chefias diretas como pelas suas equipas de uma forma global, 75 por cento dos trabalhadores reconhecem saber o que é esperado de si no seu trabalho e 70 por cento sentem-se tratados com respeito pelos seus pares.

Estes foram os itens com melhor desempenho, “o que indica claramente uma identificação dos respondentes com as equipas em que se integram”, lê-se em comunicado.

No ponto diametralmente oposto, encontra-se a perceção dos trabalhadores, quer com a gestão das suas unidades de saúde, como com a forma as instituições valorizam o seu trabalho. Por um lado, 56 por cento dos trabalhadores faz uma avaliação negativa sobre a forma como os diferentes gestores das diversas instituições de saúde percecionam a atividade das organizações.

Por outro, os trabalhadores sentem que não conseguem influenciar a forma como as coisas são feitas nas suas instituições, havendo apenas 20 por cento de respondentes a reconhecer conseguir fazê-lo, e 18 por cento com a perceção de que o seu ponto de vista é ouvido.

Oitenta por cento dos respondentes têm opinião desfavorável ou neutra sobre a celebração dos sucessos dos trabalhadores por parte da sua instituição. A dimensão dos recursos foi a que apresentou agregadamente a avaliação mais negativa por parte dos trabalhadores e na qual apenas 34 por cento dos respondentes acham que têm o tempo e os recursos necessários para desempenhar bem a sua função.

O questionário de 30 perguntas, baseado num barómetro semelhante desenvolvido pelo Kings College – London para aplicação no SNS de Inglaterra, foi enviado por email a todos os trabalhadores do SNS, entre os dias 3 e 17 de março.

Foram recolhidas 9 394 respostas, distribuídas pelos Cuidados de Saúde Primários e Hospitais portugueses, bem como por todos os grupos profissionais.

De acordo com a APAH, os resultados poderão servir de base a implementação de uma nova estratégia de gestão de recursos humanos do SNS, no sentido de promover uma melhoria da cultura organizacional.