O AVAC na problemática das IACS

As infeções associadas aos cuidados de saúde (IACS) são cada vez mais um problema e uma preocupação para os gestores hospitalares, públicos ou privados, e devem merecer a maior atenção de todos os agentes ligados à saúde.

É urgente e imperioso que este assunto esteja presente em todos os intervenientes e, como não podia deixar de ser, nas equipas de engenharia hospitalar.

Dado tratar-se de um problema que envolve diversas áreas profissionais, na execução de um projeto de uma unidade de saúde devem tomar-se medidas de coordenação bastante robustas e de interação entre as várias disciplinas. Os responsáveis hospitalares pelas comissões de controlo e de infeção hospitalar terão de ter uma intervenção importante na matéria.

É necessário, pois, que a coordenação de projeto seja efetiva e que se considerem todas as boas regras, das quais enumeramos as mais relacionadas com o projeto/obra:

  • Correta definição dos circuitos de sujos e limpos;
  • Correta definição de circuitos médicos, de enfermagem e auxiliares, evitando trajetos desnecessários;
  • Distribuição dos espaços por hierarquias de limpeza, evitando zonas sujas em zonas limpas e vice-versa;
  • Utilização de materiais antibacterianos, com especial incidência nas superfícies de contacto dos profissionais e utentes (cobre, por exemplo);
  • Criação de pontos de lavagem e higienização de fácil acesso e limpeza;
  •  Infraestruturas que não contribuam para a existência de “pontos negros” ou de colónias de agentes infeciosos;
  • Cuidados na construção que evitem a contaminação de materiais e equipamentos;
  • Nas recuperações ou alterações de edifícios, ter atenção à proteção do existente e o seu isolamento da obra.

O aparecimento do SARS-CoV-2 veio trazer uma maior atenção para o assunto e novos desafios para os profissionais. Curiosamente, estudos feitos a nível internacional demonstram que as IACS diminuíram com o aparecimento da pandemia. Um melhor cumprimento das medidas de higiene e utilização de EPI pelas unidades de saúde contribuíram significativamente para esse desfecho. (...)

Por João Madeira da Silva, engenheiro mecânico pelo ISEC; especialista de climatização pela OET, engenheiro sénior pela OE, membro da ASHRAE desde 1999, membro da Efriarc desde 2001; foi diretor técnico em empresa instaladora de AVAC (30 anos); é sócio-gerente do gabinete de projetos Madeira da Silva – Engenharia, Lda (20 anos); é sócio-gerente da empresa Dilufrio – Técnicas de Tratamento de Ar, Lda.

Artigo completo na TecnoHospital nº112, jul/ago 2022, dedicada ao tema 'O impacte da Engenharia e Arquitetura da Saúde nas IACS'

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.