Autoconsumo em Unidades Hospitalares

Na atual conjuntura de um aumento expressivo do custo da energia, surge uma crescente necessidade de aplicação de sistemas de energia renováveis para autoconsumo. No caso concreto dos centros hospitalares, estes começam a apostar cada vez mais nestas tecnologias de forma a atingirem maiores níveis de autonomia e de redução de custos na aquisição de energia.

No que concerne à tecnologia fotovoltaica, os hospitais conseguem retirar maior proveito da energia daí proveniente, pois a curva de consumo do hospital é constante e ajusta-se com muita facilidade à curva de produção fotovoltaica, obtendo-se taxas de absorção de energia superiores a 90% e níveis de autonomia de até 30% (sem acumulação em baterias).

O Centro Hospitalar do Baixo Vouga é um excelente exemplo. Utilizando apenas as coberturas existentes, instalou uma central fotovoltaica constituída por 720 painéis e uma potência total de 223 kWp. No final do primeiro ano, o hospital garantiu uma poupança de 40 mil euros e 60 toneladas de redução nas emissões de CO2. (...)

Paulino Oliveira, diretor de engenharia na Sunenergy

Artigo completo na TecnoHospital nº111, mai/jun 2022, dedicada ao tema 'Segurança e Exploração das Instalações Elétricas nas Unidades de Saúde'