Ambulância de SIV do INEM inicia atividade em Alcácer do Sal

• 02 setembro 2021, quinta-feira

A cerimónia de arranque da atividade da Ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), em Alcácer do Sal, decorreu na passada quarta-feira, tendo contado com a participação do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales.

Este novo meio de emergência médica pré-hospitalar irá atuar a partir do Serviço de Urgência Básica (SUB) daquela localidade, visando melhorar a assistência pré-hospitalar a vítimas de acidente e doença súbita naquela região do país.

A Ambulância SIV de Alcácer do Sal irá funcionar segundo o modelo de gestão integrada, que prevê a partilha de recursos humanos entre o INEM e o Serviço de Urgência. Assim, os enfermeiros que integram a tripulação da SIV desempenham também funções no SUB, otimizando a eficiência e melhorando a manutenção de competências técnicas dos profissionais.

Esta é a segunda ambulância SIV a entrar em funcionamento em 2021, depois de a SIV de Alcobaça ter iniciado funções a 15 de março. Com a entrada em funcionamento deste novo meio, o INEM passa a contar no seu dispositivo de emergência médica pré-hospitalar com 43 meios desta tipologia.