Alentejo 2020 aprova 40 milhões para novo hospital

A Comissão Diretiva do Alentejo 2020 aprovou a candidatura da construção do Hospital Central do Alentejo - Consultas Externas, no montante de 40 milhões de euros.

Este projeto terá como “objetivo específico apoiar o reequipamento do SNS, viabilizando a promoção de respostas de qualidade aos utentes dos serviços, a adoção de soluções do foro energético, tecnológico, ambiental, assegurando igualmente a acessibilidade dos equipamentos a pessoas com mobilidade condicionada”, lê-se em comunicado divulgado.

Esta nova infraestrutura, que foi projetada para a área de Consultas Externas, pressupõe a minimização de incidências ambientais negativas, a ser aplicada durante a fase de construção e de exploração do Hospital Central do Alentejo.

Segundo o mesmo comunicado divulgado pelo Alentejo 2020, a infraestrutura também “irá contribuir para a promoção de uma resposta eficaz e eficiente, de qualidade aos utentes, dos serviços das Consultas Externas nas várias especialidades que serão instaladas”.

A empreitada, cujo concurso público foi lançado em agosto do ano passado, deverá iniciar ainda este ano, prevendo-se a sua conclusão até final de 2023. Segundo a ministra da Saúde, este novo hospital irá substituir o atual Hospital do Espírito Santo de Évora e funcionará como hospital central para toda a região do Alentejo.