Via de Acesso Integrado ao SNS – nova forma de referenciação clínica

O VAI (Via de Acesso Integrado ao SNS), uma das principais componentes do SIGA (Sistema Integrado de Gestão do Acesso) deverá ser brevemente implementado em Castelo Branco, no Hospital Amato Lusitano e em todas as unidades da região. Entretanto, deverá também ficar concluída a instalação nas unidades da região do Médio Tejo.

O VAI, que começou a ser testado em agosto, em Barcelos, permite a criação do Título de Acesso Integrado, um documento digital que caracteriza o acesso no âmbito clínico e que serve para referenciação clínica (substituindo as cartas de fundamentação/ referenciação) para diferentes instituições. Com o VAI, nesta primeira fase, já é possível aos hospitais a referenciação dos doentes com nota de alta para os cuidados de saúde primários, para que estes sejam acompanhados, no pós-alta, pelo médico de família.