SNS, O Tempo de um Renascimento

Esta obra de Carla Araújo e Adriana Taveira testemunha o desenvolvimento de um trabalho de equipa na gestão de serviços de saúde assente nas dimensões de acesso aos cuidados de saúde, na ativação de processos de literacia e na requalificação de respostas assistenciais, procurando demonstrar que muito pode ser feito em prol da excelência e sustentabilidade do SNS.

O livro parte do projeto-piloto entre o Agrupamento de Centros de Saúde do Cávado III Barcelos/Esposende e o Hospital Santa Maria Maior E.P.E. de Barcelos, delineando-se intervenções para a criação de “mais valor em saúde”. Na perspetiva da Teoria dos Recursos (Modelo VRIO), é abordada a análise do potencial de competitividade das instituições envolvidas e a necessidade de criação de alianças/parcerias que superem a setorização de cuidados de saúde. Um novo desafio ressalta, o da mudança de paradigma sobre modelos de gestão de integração de Cuidados de Saúde Primários e Cuidados Hospitalares.