Primeira incubadora portuguesa na área da saúde

A Healthcare City deu a conhecer os 8 projetos selecionados para integrar a primeira incubadora portuguesa exclusivamente dedicada à área da saúde. Entre as selecionadas, estão duas startups de origem portuguesa, sendo as restantes do Brasil, Argentina, EUA e Austrália.

A Diatos e a Whymob são as duas startups portuguesas selecionadas entre 170 candidaturas internacionais. O projeto da Diatos, inserido na área da investigação biomédica, dedica-se à pesquisa, seleção e otimização de estruturas nano-porosas e compostos, produzidos por organismos marinhos, para aplicações biomédicas e farmacêuticas. A Whymob quer internacionalizar um sistema de informação de suporte a todo o processo de transplante de órgãos, uma solução que permite maximizar o número de transplantes, controlar todo o processo e otimizar futuros processos de dádiva e transplante.

Os restantes projetos, na área do digital e dos dispositivos médicos, incluem uma rede social que vai ligar profissionais de saúde e doentes; uma plataforma que avalia o risco de doenças individuais e coletivas; uma maca inteligente para transferir as pessoas que sofreram um acidente, sem contacto direto entre o doente e quem o transporta; um sistema de sensores fisiológicos para detetar e caracterizar convulsões nos doentes epiléticos; e uma app para ajudar pessoas com Alzheimer e outras demências, que funciona como uma agenda que ajuda no processo de memorização.

Outra startup selecionada, a Nutricritical, encontra-se já em fase de testes no Hospital Lusíadas Lisboa. O projeto que está a ser implementado baseia-se numa ferramenta de triagem que permite identificar doentes em risco de desnutrição, permitindo melhorar a prestação de cuidados de saúde, otimizar o tempo dos profissionais e reduzir os custos. Com esta ferramenta, a startup promete também reduzir o tempo de internamento e diminuir a taxa de mortalidade nos hospitais portugueses.

No total, a Healthcare City recebeu 170 candidaturas, oriundas de 35 países diferentes, com uma percentagem de 64% de candidaturas internacionais. Neste momento, 70% das startups já incubadas são internacionais. InfoHealth (Brasil), Nutricritical (Brasil), Heall (Brasil, Diatos (Portugal), Camilla Inteligente (Argentina), Whymob (Portugal), Niesm (Austrália) e Windowmirror (EUA) são os nomes das selecionadas.

A Healthcare City resulta de uma parceria entre a Nova Medical School, a Janssen, companhia farmacêutica do Grupo Johnson & Johnson, o Grupo Lusíadas Saúde (AMIL e UnitedHealth) e a Médis (Grupo Ocidental), com o objetivo comum de estimular empreendedores, sejam eles startups ou empresas, a desenvolver as suas ideias e dinamizar a oferta de soluções inovadoras para o setor da saúde e bem-estar.