Prémio de Boas Práticas em Saúde – inscrições até 31 de maio

O prazo de inscrição para o Prémio de Boas Práticas em Saúde, da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar foi alargado até 31 de maio. A Direção-Geral de Saúde justifica o alargamento com a implementação de medidas excecionais de cibersegurança e consequentes constrangimentos na utilização de sistemas de informação nas unidades do SNS.

O Prémio tem como objetivo distinguir boas práticas no âmbito da qualidade e inovação, que respeitem as normas instituídas e representem valor acrescentado para o cidadão/comunidade ou para as práticas da instituição com reflexo direto na prestação de cuidados. Pretende-se também distinguir profissionais ou equipas de saúde dos setores público, privado e social que se destaquem pelo desenvolvimento de projetos na área da qualidade e/ou inovação, contribuindo para a melhoria dos resultados em saúde e que se desenvolvam projetos com criatividade, relacionados com serviços.

Podem concorrer ao prémio as instituições do setor público, privado ou social, de âmbito regional ou local, que prestem diretamente cuidados de saúde, além de pessoas singulares, colaboradoras dessas instituições, desde que devidamente mandatadas e autorizadas para tal. Podem também concorrer outras instituições, de âmbito regional ou local, desde que o projeto se enquadre em atividades relacionadas com a prestação de cuidados de saúde e esteja constituída uma parceria com uma instituição de saúde.

A avaliação dos projetos será efetuada segundo critérios de qualidade, originalidade e inovação do projeto; melhoria da organização e acessibilidade aos serviços/cuidados de saúde; sustentabilidade, eficiência e valor acrescentado para os cuidados de saúde; articulação e complementaridade entre e/ou com serviços de saúde; e possibilidade de replicação e transferibilidade.

Consulte aqui o regulamento: http://www.boaspraticasemsaude.com/

(notícia atualizada a 23 de maio)