Os Desafios de um Hospital Atual – 20 e 21 de setembro, Madeira

(notícia atualizada com a versão final do programa)

No prosseguimento das suas iniciativas, e dando cumprimento aos seus Planos de Ação, a Associação Portuguesa de Infeção Hospitalar (APIH) e a Associação de Técnicos de Engenharia Hospitalar Portugueses (ATEHP), em colaboração com a Secretaria Regional da Saúde da Região Autónoma da Madeira, vão organizar na Madeira, no Museu da Imprensa, situado em Câmara de Lobos, nos próximos dias 20 e 21 de setembro, o Congresso “Os Desafios de um Hospital Atual”.

A organização considera esta uma temática transversal a todos os setores profissionais da Saúde, pelo que gostaria que o evento fosse também uma abrangente ação de formação e sensibilização.

A conferência abre com um painel sobre o edifício hospitalar no século XXI, tendo em conta as novas tecnologias usadas, o controlo da contaminação e a otimização de custos.

O equipamento médico no bloco operatório será também alvo de debate, nomeadamente o equipamento para a cirurgia robótica e as salas híbridas. Serão também abordados os benefícios da utilização da Internet of Things em âmbito hospitalar.

Posteriormente, haverá lugar para discutir as instalações técnicas do edifício hospitalar, nomeadamente a monitorização do ar na sala de cirurgia, os sistemas de tratamento de água no hospital e as centrais de esterilização.

No dia seguinte, será abordado o controlo da contaminação em unidades de saúde, nomeadamente no que respeita à gestão de resíduos e à validação da higienização.

O tema das Infeções Associadas aos Cuidados de Saúde estará igualmente em cima da mesa, tendo em conta os aspetos da prevenção, dos programas de vigilância e dos surtos de infeções por microrganismos multirresistentes.

Será também discutida a influência dos materiais e das opções arquitetónicas no controlo da contaminação.

Está prevista a presença de cerca de 250 participantes.

O programa está disponível em /userfiles/files/Programa-final-congresso.pdf