Laboratório de Ecocardiografia do Hospital de Santa Marta acreditado

• 14 março 2017, terça-feira

O Laboratório de Ecocardiografia do Centro Hospitalar de Lisboa Central – Hospital de Santa Marta foi acreditado, para os próximos cinco anos, pela European Association of Cardiovascular Imaging, da Sociedade Europeia de Cardiologia.

O laboratório passa agora a ter acreditação “Advanced” em Ecografia Transtorácica e Transesofágica e “Standard” em Ecografia de Sobrecarga.

O Laboratório de Ecocardiografia do HSM realiza perto de 10.000 ecocardiogramas todos os anos e, com este reconhecimento garante uma abordagem estruturada, mensurável e auditável, que promove a melhoria da qualidade dos serviços prestados na área da Ecocardiografia, assegura a unidade de saúde em comunicado.

O objetivo deste processo de acreditação é aumentar os standards de qualidade das práticas laboratoriais e dos equipamentos dos laboratórios europeus de um modo uniforme. Também está concebido para ser usado como ferramenta educacional para melhorar a qualidade geral dos laboratórios.

Este processo não implementa um quadro legal para o exercício da atividade de laboratório mas é um processo voluntário que deve funcionar com regulação nacional e local.

Mais informação sobre o processo de acreditação: http://www.escardio.org/Education/Career-Development/Accreditation/EACVI-Laboratory-accreditation