CHLC aumentou número de consultas em janeiro, relativamente ao ano anterior

• 27 fevereiro 2017, segunda-feira
  • Gestão

O Centro Hospitalar de Lisboa Central, EPE (CHLC) aumentou o número de consultas realizadas no primeiro mês de 2017, relativamente ao ano anterior.

Em janeiro, realizaram-se mais 6,1% consultas externas, o que significou um acréscimo de mais 3.965 consultas em relação ao período homólogo anterior.

Neste mesmo período, verificou-se também um aumento de 21 por cento de primeiras consultas pedidas eletronicamente pelos cuidados de saúde primários (através da plataforma Consulta a Tempo e Horas), que se traduziu em mais 1.055 atos.

Este aumento deveu-se, salienta o CHLC em comunicado, à alteração dos critérios sobre o Acesso e Livre Circulação no SNS – em determinadas especialidades disponíveis no CHLC aumentou significativamente o número de pedidos de consulta de doentes pertencentes a Centros de Saúde fora da área de referência do Centro Hospitalar.

Também em sessões de Hospital de Dia, o CHLC registou um aumento global de 13 por cento, com as sessões de diálise a doentes crónicos a crescerem 12 por cento no mês de janeiro deste ano.

No que diz respeito às Urgências, no Centro Hospitalar registou-se, neste mesmo período, uma diminuição do número de atendimentos que atingiu os 6,2%, ou seja, menos 1.376 idas aos serviços de Urgência.