8º Encontro Nacional da SPMet decorre em novembro

  • 17 outubro 2022, segunda-feira
  • Gestão

Atualizado a 25 de outubro, às 10h57

A SPMet – Sociedade Portuguesa de Metrologia, em colaboração com a Relacre – Associação de Laboratórios Acreditados de Portugal e com o apoio da Especialização em Metrologia da Ordem dos Engenheiros, está a organizar o 8º Encontro Nacional da SPMet.

O evento, cujo tema será “A metrologia e a transição digital”, vai realizar-se no dia 15 de novembro em formato híbrido, isto é, online e presencial, nas instalações da Relacre, em Lisboa.

As áreas temáticas abordadas ao longo do programa são as seguintes: “Certificação de amostras sólidos em colorimetria”, “Preparação de Misturas Gasosas de Etanol a Pressões Elevadas”, “A importância da rastreabilidade na metrologia dimensional em sistemas microfluídicos”, “Exemplos e desafios dos Certificados de Calibração digitais”, “Medição do Risco de Exploração de Vulnerabilidades”, “Transição digital nos domínios do tempo e comprimento do IPQ”, “Contributos metrológicos para a reconstrução digital fotogramétrica de materiais e estruturas em engenharia civil”, “A Geociência aplicada aos Desafios da Exploração Espacial e das Tecnologias Subaquáticas”, “Comparação Interlaboratorial Internacional em Alcoolimetria”, “Exposição ao Ruído durante o Trabalho - Refrescar Conceitos Identificados em Ensaio de Aptidão”, “Validação do método de calibração de misturas gasosas de etanol em nitrogénio (MRC) por cromatografia gasosa (GC-FID)”, “Ensaios ATP em túnel termodinâmico”, “Preparação de Misturas Multicomponente em Nitrogénio” e “A influência da dimensão do voxel na avaliação dimensional e geométrica de componentes técnicos por metrotomografia”.

A comissão organizadora tem por objetivo, com este Encontro Nacional, dinamizar a discussão, pela comunidade científica nacional, de todos os temas relevantes para os organismos, instituições e pessoas individuais com atividade nestes domínios.

“Pretende-se obter contribuições originais nos temas selecionados, que abrangem as atividades desenvolvidas pelos laboratórios, o tratamento de assuntos teóricos de interesse geral e o desenvolvimento de nova instrumentação e de novos métodos e procedimentos de ensaio e calibração”, referiu a SPMet.

Este encontro é dirigido a todos aqueles que profissionalmente têm necessidade de efetuar medições, inspeções e ensaios, tanto em empresas como em laboratórios acreditados, universidades, centros de investigação e em inúmeras outras entidades.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.