Garcia de Orta aumenta capacidade de internamento em 31 camas

O Hospital Garcia de Orta, em Almada, aumentou a sua capacidade de internamento em 31 camas, passando para uma lotação total de 586 camas.

A abertura da nova unidade de internamento integra a primeira fase do processo de ampliação do Hospital Garcia de Orta, num investimento que rondou os 400 mil euros.

A segunda fase do processo de ampliação terá início com a abertura de concurso público internacional para a construção de um edifício de ambulatório, cuja conclusão deve coincidir com a abertura do Hospital do Seixal, no primeiro trimestre de 2020, e permitir a recuperação de mais de 75 camas. O investimento desta segunda fase estima-se em 10,6 milhões de euros e deve ser executado em três anos.

Prevê-se que, com a ampliação total, o HGO fique com uma lotação de 620 camas no edifício principal, próxima da lotação inicial prevista para este hospital, mas nunca ativada devido à instalação em espaços de internamento de múltiplas atividades de ambulatório, que atualmente representam mais de 60 por cento da atividade assistencial neste setor, com prejuízo para as condições assistenciais e de trabalho.

Este processo de ampliação, em complementaridade com o Hospital do Seixal, será a alavanca para a criação do Centro Hospitalar Garcia de Orta, projeto com quase 10 anos que deverá possibilitar a melhoria significativa dos cuidados prestados às populações de Almada, Seixal e Sesimbra, com cerca de 400 mil habitantes.


O processo de requalificação em curso permitirá também a autossuficiência de cuidados da Península de Setúbal, em articulação e em complementaridade com as restantes unidades hospitalares da região (Centros Hospitalares do Barreiro-Montijo e de Setúbal), com uma população que ronda os 800 mil habitantes. Permitirá, finalmente, em áreas de maior diferenciação e com capacidade instalada suficiente, reduzir a transferência de doentes da Zona Sul para os Hospitais de Lisboa, apoio já prestado por algumas especialidades.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.